Polícia e Sociedade
GESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA, VIOLÊNCIA E CONTROLE SOCIAL
André Vinício Sales dos Santos;
Carlos Alberto Miranda Santos.
Resumo: O tema apresentado tem sido objeto de discussões em todo território nacional diante da crescente onda de violência que assola, principalmente, as capitais dos estados brasileiros. Neste diapasão as Polícias estaduais têm sido alvo de questionamentos, vez que estão no centro das questões de segurança pública, quer seja como garantidora da proteção social quer seja como promotoras e até mesmo vítimas da explosão da violência atualmente verificada.
Palavras-chave: Polícia; Sociedade; Segurança Pública.
Abstract: The issue presented has been the subject of discussions throughout the country before the rising tide of violence that plagues mainly the Brazilian state capitals. In the tuning fork State Troopers have been open to question, since they are at the center of public safety concerns, whether as guarantors of social protection, whether as promoters and even victims of the explosion of violence currently checked.
INTRODUÇÃO
Este resumo expandido abordará um tema muito atual, complexo e polêmico, trata-se da dinâmica da violência e da criminalidade no Brasil com seus reflexos nas constantes violações dos Diretos Humanos, o que requer uma urgente diagnose que conduza a implementação de mecanismos e ferramentas para neutralizar a crescente sensação de insegurança social e impunidade das condutas tidas como delituosas.
Durante o desenrolar da história política no Brasil, principalmente nos governos de exceção, o caráter repressivo da Polícia foi desviado para missões eminentemente políticas em detrimento de sua função primária de proteção ao cidadão e manutenção da ordem pública.
O trabalho tem como objetivo fornecer uma nova reflexão sobre o "locus" da Polícia no contexto da segurança pública, a partir da visão da própria instituição como também sob a ótica das camadas populares, vistas como principais