A História da Tabela Periódica
1257 palavras
6 páginas
Tabela Periódica. Como surgiu? O nome "Tabela Periódica" é devido à periodicidade, ou seja, à repetição de propriedades, de intervalos em intervalos. A tabela periódica foi criada por causa da necessidade de agrupar elementos que tinham sua propriedade química e física semelhante. O primeiro importante passo foi dado em 1869, por um professor da universidade de São Petersburgo (Rússia), Dmitri Ivanovich Mendeleev, ele escreveu um livro(Princípios da Química) sobre os elementos conhecidos, até aquela época eram 63. Ele os organizou em função da massa atômica e seus átomos, assim formando famílias e grupos. Mendeleev criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos. Cada carta continha o símbolo do elemento, a massa atômica e suas propriedades químicas e físicas. Ele organizou essas cartas em ordem crescente de suas massas atômicas, agrupando-as em elementos de propriedades semelhantes. A vantagem da tabela periódica de Mendeleev em relação as outras, é que essa exibia semelhanças, não apenas em pequenos conjuntos como as tríades. Mostravam semelhanças dos elementos colocados na vertical, horizontal e diagonal. Vários cientistas procuravam agrupar os átomos de acordo com algum tipo de semelhança, mas o Mendeleev foi o primeiro a conseguir enunciar cientificamente a seguinte lei:
"As propriedades físicas e químicas dos elementos são em função periódica da massa atômica." O trabalho desse cientista foi muito importante, a prova disso é que a base classificação periódica atual é a tabela de Mendeleev, com a diferença de que as propriedades dos elementos variam periodicamente com seus números atômicos e não com as massas atômicas, como era a classificação feita pelo cientista.
→Tabela proposta por Mendeleev em 1869.
A descoberta dos elementos químicos foi o primeiro passo para a construção da tabela periódica. O primeiro elemento a ser descoberto foi o fósforo, em 1669, pelo alquimista Henning Brand. Durante os 200 anos