A imagem que a sociedade tem da policia
Infelizmente nas últimas semanas estamos vendo na mídia péssimos exemplos de comportamento policial em sociedade, estas atitudes prejudicam nossa imagem perante a sociedade. O Policial já não é bem quisto perante a população, pois existe a fama de ser “truculento, grosso, áspero e corrupto” e com as recentes notícias na mídia nacional o nosso prestígio enfraquece e não se fala sobre este ou aquele e sim recai a culpa sobre a corporação.
A Polícia Militar é o Órgão Principal entre todos os outros do Estado, pois na Secretária de Educação dá segurança para que o Professor possa dar sua aula, Na Secretaria de Saúde dispõe nos Hospitais de policias de plantão prestando segurança, dá segurança a Juízes e Promotores, para a realização segura de audiências, e seguem-se nas demais secretarias. Infelizmente, falta estrutura, investimento e pessoal.
Sempre teremos bons e maus profissionais, cabe a nós separar o joio do trigo, e cabe à sociedade exercer seu papel de fiscalizar, coibir e denunciar os abusos existentes na nossa policia militar. Pois quando a sociedade tiver a consciência que ela é um cliente do Estado e que pode exigir seus direitos, garantidos legalmente e constitucionalmente, nós teremos uma polícia melhor.
Muito se pergunta de que maneira resolver essa delicada questão. A adoção de medidas simples, como salário justo e armamento adequado para enfrentar bandidos muito mais equipados, seriam o pontapé inicial para melhorarmos o atendimento policial à sociedade, a fim de que a sociedade volte a ver com bons olhos a polícia, como instituição.
Não devemos esquecer, no entanto, que não lidamos com máquinas e sim com seres humanos, com suas dúvidas, falhas e qualidades. A polícia pode não ser perfeita, mas ainda assim é quem nos tem guardado e protegido da violência.
AL CFSD 28