Polícia e sociedade
David. H. Bayley
1. Criando uma Teoria de Policiamento
O livro em questão aborda a temática da Polícia, sua relação com a sociedade e como esta interação afeta a ambos, além de sua variação nos padrões de operação e atuação. O autor divide o livro em três tópicos: evolução, função e política.
Policia e conhecimento acadêmico
A polícia como tema de pesquisa sempre foi relegada à sua atuação em situações que envolviam repressão política e momentos críticos da sociedade. O autor revela que mesmo escritores renomados e enciclopédias como a Cambrigde Modern History (1911) não abordam o tema de maneira significativa e, em outros escritos, quando o fazem, se restringe a algumas atividades e não ao que se pode considerar o trabalho mais comum da polícia que são as rotineiras manutenções de ordem e prevenção de crimes e que representam uma parte muito importante na vida diária das pessoas.
A partir da década de 60 esse descaso com o tema Polícia vem mudando, entre sociólogos, cientistas políticos e economistas, e esse debate vem esquentando e se tornando fonte de estudos, onde a função policial na sociedade vem sendo analisada e debatida.
Quatro são os fatores que influenciam a falta de pesquisa na área, embora seja a Polícia peça fundamental na legitimidade de um governo. Segundo o autor, o primeiro fator seria a raridade de desempenho da Polícia em desempenhar um importante papel em grandes eventos históricos, como batalhas épicas, marchas heróicas ou retiradas espetaculares, pois o seu papel na sociedade não influencia de modo essencial o destino das nações. O segundo fator é o fato do policiamento não ser uma atividade glamorosa, de alto prestígio. O terceiro aponta o fato do policiamento ser negligenciado por ser repugnado moralmente; e o quarto aponta para os problemas práticos enfrentados por aqueles interessados em conduzir estudos sobre a Polícia.
Formas de policiamento
Para o autor é necessário antes