A física e a realidade
Página 1 de 3
Assine 0800 703 3000 SAC
Bate-papo E-mail Notícias Esporte Entretenimento Estilo Shopping
BUSCAR
Colunas / Física sem mistério
A física e a realidade
Conceitos da mecânica quântica podem ser difíceis de apreender, mas são parte fundamental das tecnologias que usamos no cotidiano, descreve Adilson de Oliveira. Ele alerta, entretanto, para a disseminação de ideias equivocadas sobre o assunto.
Por: Adilson de Oliveira
Publicado em 16/04/2010 | Atualizado em 16/04/2010
Itens corriqueiros no dia a dia, tocadores de mp3 e computadores são exemplos de tecnologias que dependem da física quântica (foto: Flickr.com/FHKE, CC BY SA 2.0).
A física é conhecida pela maioria das pessoas como a ciência que pretende explicar todos os mistérios do cosmos. Desde o surgimento do universo, a formação de galáxias, estrelas e planetas até os detalhes mais íntimos da estrutura da matéria, a física se apresenta como o modelo que pode compreender todos os enigmas da natureza. Parece muita pretensão, mas principalmente devido aos grandes progressos nas teorias e resultados confirmados ao longo do século 20 e nessa primeira década do século 21, essa certeza ficou cada vez mais reforçada. Não é à toa que, para testar muitas das ideias da física, haja investimentos da ordem de bilhões de dólares, como é o caso do LHC (Grande Colisor de Hádrons, na sigla em inglês) – que tem por objetivo tentar descobrir partículas fundamentais para validar muitas das hipóteses do chamado modelo padrão das partículas elementares.
A eletrônica dos computadores, celulares e outros dispositivos tão comuns para todos nós é baseada em um efeito quântico
Mas o grande sucesso da física como modelo fundamental é também refletido na capacidade de se usar suas descobertas para modificar o mundo. Grande parte da tecnologia atual que está ao nosso redor é fruto de um dos pilares da física, a mecânica quântica. Com essa teoria foi