Planejamento estratégico da informação
Vivemos atualmente em constantes “avalanches” da era da informática, onde novos equipamentos, novas tecnologias e principalmente um volume cada vez maior de informação, estão batendo a toda hora em nossa porta.
Isto acarreta muitas transformações em nossos hábitos e maneiras de encarar o mundo, sensivelmente na maneira de conduzir nossos negócios e administrar as empresas das quais fazemos parte.
Alguns pensadores e futurólogos , tais com Alvin Toffeler e John Nashbit, vem nos alertando para esta realidade . Uma nova era esta iniciando e certamente será a era da Informação.
Atualmente todos funcionários de uma empresa, do Presidente ao operário, concordam que é fundamental uma administração eficaz e cada vez mais competitiva para manter a empresa sólida no mercado local, nacional, e agora também no mercado mundial.
Isto implica em ter uma administração eficaz em todas as áreas da empresa, começando pela área financeira e passando pela área comercial, produção, RH., e marketing.
Entretanto, existe e sempre existiu, uma área dentro das empresas que poucos percebem e reconhecem sua importância. Estamos falando da área da Informação, que interfere em todas as outras e dela depende a boa ou má gestão empresarial.
Hoje, começa-se a reconhecer novas figuras dentro das empresas tais como, o Analista de Negócios e o Administrador de Informação, que são profissionais dedicados a suprir e administrar o fluxo de informação de que a empresa necessita para operar com um nível sempre maior de eficácia e competitividade, a fim de atender as novas exigências do mercado global que esta chegando a todos nos, justamente, pela explosão de informação que ocorre em todo mundo
Assim sendo, quem quiser se manter no mercado precisa ter, sempre mais, a informação certa na hora certa, pois uma coisa sem a outra nada vale.
Para tanto, da