Tic- planejamento estratégico da tecnologia de informacao
Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, com abordagem exploratória descritiva e fundamentada em estudos de casos. Foram realizados um estudo de caso piloto com características da pesquisa-ação e, na seqüência, um estudo de caso múltiplo. Com isso, ao final, obteve-se um método específico para PETI com ênfase em conhecimento, o qual foi verificado em 11 empresas de diferentes portes e de diversos setores da economia.
O método resultante contempla praticas específicas da gestão de conhecimento e alinhar as características da gestão de conhecimento nas atividades do PETI por meio da identificação de subprocesso de conhecimento, relação de atores com os modos de conversão, tipos de conhecimento envolvidos no planejamento estratégico de TI, assim como ferramentas e tecnologias.
À medida que aumenta a competição entre as empresas, surgem as necessidades de elas se adaptarem rapidamente a novas demandas vindas do ambiente externo. Com isso, ao longo das últimas décadas, o planejamento estratégico de Tecnologia da Informação1 (PETI) assume um papel cada vez mais importante, sendo um processo vital na integração da TI na organização promovendo o sucesso e a competitividade. A falta do planejamento estratégico de TI nas organizações pode causar perda de oportunidades, duplicação de esforços, incompatibilidade de sistemas e desperdício de recursos (RAGHUNATHAN; KING, 1988), e ainda pode ocasionar um entendimento insuficiente do ambiente externo de competição, do ambiente interno das organizações e de tecnologias emergentes que possam agregar valor aos negócios (NEWKIRK; LEDERER; SRINIVASAN, 2003, p. 202).
O planejamento estratégico de TI, pode ser definido como o processo que possibilita formular os objetivos de TI, definir estratégias e orientações para alcançá-las e desenvolver planos detalhados para atingir esses objetivos (TEO; KING, 1997). falta de se enfatizar o