Pmo e a mudança organizacional
5.1 O PMO no Contexto Organizacional
De acordo com Duggal 2006, o escritório de projetos deve ter um foco com um mix de visão estratégica e tática. Ele enfatiza que o PMO deve ser o link entre as visões estratégicas e táticas da organização. Criar mudanças é a força promotora para o link. Sem a mudança, uma empresa não pode avançar em seu plano estratégico, que é geralmente encapsulado pela sua missão e visão. A missão é a razão de a organização existir nesse momento, mas a visão é a razão porque a companhia irá existir no futuro. Projetos devem ser vistos como o agente-chave para alcançar a mudança estratégica e avançar a empresa em sua visão (Briam 2010). A figura 1 a seguir apresenta uma visão ampla do PMO – citada como visão holística, que conecta as visões táticas e estratégicas da organização e balanceia as funções de governança, desempenho e monitoramento, comunicação e gerenciamento de relacionamentos.
[pic] Figura 1 – Contexto do PMO (mix tático e estratégico) e a mudança organizacional. Fonte: Duggal 2006.
A seguir são definidos cada item da visão holística do PMO:
Visão holística. A palavra holística vem do holismo, doutrina que concebe o indivíduo como um todo que não se explica apenas pela soma das suas partes, podendo ser entendido somente em sua integridade. A visão holística defende uma análise global e um entendimento geral dos fenômenos. Nesse caso, a visão holística do PMO deve abranger uma visão geral e abrangência de sua função dentro da organização como componente promotor do sucesso do negócio.
Melhorar o desempenho e execução dos programas e projetos. Os PMOs tradicionais focam em aspectos táticos de projetos, fornecendo processos padronizados, metodologias, ferramentas, modelos e treinamento. Em outras palavras, promove a melhoria na capacidade de entregar focando em fazer os projetos corretamente.
Promover apoio às decisões