POLARIDADE, SOLUBILIDADE....
NOMES: Jessica S, Tainara SÉRIE: 1ª “14”
Trabalho de química
Cunha porã SC 30 outubro 2013
Introdução
Nesse trabalho iremos destacar o máximo possível sobre os assuntos muito importantes como polaridade e solubilidade, das ligações intermoleculares que envolvem as interações dipolo permanente-dipolo permanente ,ligações de hidrogênio e interações dipolo instantâneo e dipolo induzido também sobre forças intermoleculares e ponto de ebulição .
Polaridade e solubilidade
A solubilidade pode ser definida como a máxima quantidade possível de um soluto que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente a uma dada temperatura.
Essa quantidade máxima que pode ser dissolvida é também conhecida por coeficiente de solubilidade ou grau de solubilidade. Mas, a solubilidade de qualquer substância depende, entre outras coisas, do tipo de solvente no qual o soluto está disperso.
A relação entre polaridade e solubilidade ocorre da seguinte maneira, substâncias polares tendem a serem solúveis em substâncias polares e substâncias apolares em substâncias apolares. Isso ocorre porque uma molécula polar possui o pólo positivo e o pólo negativo e esses pólos atraem os pólos opostos de outra molécula, dessa forma solubilizando com maior facilidade. A solubilidade entre substâncias apolares ocorre pelas forças de dipolo induzido. Isso explica a experiência da polaridade nas substâncias.
Ligações intermoleculares como o próprio nome indica, são forças de coesão de natureza eletrostática que c estabeleceu em todas as substancias constituídas por moléculas polares ou apolares, essas ligações são