RELATORIO POLARIDADE E SOLUBILIDADE
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 3
3. MATERIAIS UTILIZADOS E REAGENTES 3
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES 4
5.1 RESOLUÇÃO DO QUESTIONÁRIO 5
6. CONCLUSÃO 6
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
1. INTRODUÇÃO
A polaridade molecular caracteriza a molécula através do tipo de ligação existente entre os átomos e a geometria molecular, a repulsão entre os elétrons na camada de valência é um dos fatores responsáveis pela conformidade e a geometria.
A polaridade de uma ligação de uma molécula está relacionada à distribuição dos elétrons ao redor dos átomos. Se essa distribuição eletrônica for simétrica, a molécula será apolar,porém se uma das partes da molécula possuir maior ou menor densidade eletrônica esta será considerada assimétrica portanto,se trata de uma molécula polar.
Substâncias polares são miscíveis em substâncias polares e imiscíveis em substâncias apolares. Substancias apolares são miscíveis em substâncias apolares e imiscíveis em substancias polares
A solubilidade é quantidade limite que um soluto pode ser dissolvido em uma quantidade de solvente, há outros fatores que caracterizam se uma substância é solúvel ou não, tal como a polaridade molecular pois, semelhante dissolve semelhante.
A água é uma molécula polar, pois o Oxigênio é mais eletronegativo que os átomos de hidrogênio.
O n-hexano é uma molécula apolar, pois os átomos de carbono compartilham os elétrons com os hidrogênios de maneira quase uniforme, pois a diferença de eletronegatividade é muito pequena.
Etanol é uma molécula polar, devido o átomo de oxigênio ser o mais eletronegativo que o carbono e hidrogênio.
2. OBJETIVO
Testar a solubilidade de algumas substancias percebendo os fatores que influenciam como a sua polaridade e concentração relativa de cada uma e observar a ação de um campo elétrico
3. MATERIAIS UTILIZADOS E REAGENTES
1 bureta com suporte;
04 béqueres de 50 ml;
01 béquer de 100 ml;
01 bastão de vidro;
01 bastão de plástico;
06 tubos de ensaio;
02