Polaridade e solubilidade
Por que as substâncias moleculares têm diferentes pontos de ebulição? Isso depende basicamente de dois fatores: o tamanho da molécula e o tipo de força intermolecular exis- tente na substância.
► Efeito do tamanho da molécula
Vejamos, primeiramente, o efeito do tamanho da molécula. Para entende a influência desse fator, lembre-se que as interações dipolo instantâneo-dipolo induzido existem em todas as mo- léculas, sejam elas polares ou apolares. Quanto maior for o tamanho da molécula, maior será a superfície para a atuação dessas in- terações e, portanto, mais difícil será fazer a molécula se separar das outras, desprendendo-se da fase líquida e passando para a fase vapor. Assim, quanto maior o tamanho da molécula, maior será a temperatura necessária para a aebulição, ou seja, maior o ponto de ebulição.
► Efeito do tipo de força intermolecular
Vejamos agora o outro fator: o tipo de ligação intermolecular existente. Quanto mais fortes fo- rem as interações entre as moléculas, mais unidas elas estarão e, portanto, mais difícil será para que a substância sofra ebulição (maior o ponto de ebulição). Assim, a presença de interações dipolo-dipolo fará com que o ponto de ebulição seja maior do que se houvesse apenas as interações dipolo instantâneo-dipolo induzido. E a presença de ligações de hidrogênio fará com que o ponto de ebulição seja maior ainda.
22 Ligações intermoleculares na Química Orgânica ►