metodologia
6ª. ed. São Paulo: Atlas, 2011. p. 269-289.
Metodologia qualitativa: “(...) O método Qualitativo e Quantitativo são muito importante nas investigações cientificas”. (p.269) Origem: “O surgimento da pesquisa qualitativa deu-se quando os antropólogos, que estudavam indivíduos, tribos e pequenos grupos agrafos, perceberam que os dados não podiam ser quantificados, mas sim interpretados” (p.270) “A metodologia qualitativa preocupa-se em analisar e interpretar aspectos mais profundos, descrevendo a complexidade do comportamento humano. Fornece analise mais detalhada sobre as investigações.” (...) (p.269) “A entrevista qualitativa é flexível e aberta. Segundo Sampiere ET AL (2003:455), “define-se como uma conversa entre uma pessoa e (o entrevistador) e outra (o entrevistado) ou outras como um pequeno grupo ou uma família” (p.273) “O método Qualitativo difere do quantitativo não só por não empregar instrumentos estatísticos, mas também pela forma de coleta e analise dos dados” (p. 269) “O objetivo das entrevistas qualitativas é obter respostas sobre o tema ou problema a investigar” (p.273) Metodologia quantitativa: “A metodologia quantitativa predominou primeiramente no horizonte cientifico internacional, porém, nos últimos anos, a investigação qualitativa tem tido mais aceitação.” (p.285)
“No método quantitativo, os pesquisadores valem-se de amostras amplas e de informações numéricas, enquanto que no qualitativo as amostras são reduzidas, os dados são analisados em seu conteúdo psicossocial e os instrumentos de coleta não são estruturados” (p.269)
O enfoque quantitativo vale-se do levantamento de dados para provar hipóteses baseadas na medida numérica e da análise estatística para estabelecer padrões de comportamento. Ele procura principalmente à expansão dos dados, ou seja, a informação”. (pag. 287)
Uma das vantagens da metodologia quantitativa: “O pesquisador procura expressar