Relatório Solubilidade e Polaridade
SOLUBILIDADE E POLARIDADE
JOAÇABA
2014
SOLUBILIDADE E POLARIDADE
Relatório apresentado como parte das exigências da disciplina Química Experimental, do curso de Engenharia Mecânica da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Joaçaba.
Orientadora: Ane Cristine Maria Carrafa
Joaçaba
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 4
3. REFERENCIAL TEÓRICO 6
4. METODOLOGIA 8
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO 11
Através das experiências realizadas, foi possível identificar a polaridade das substâncias analisadas, a água como altamente polar, etanol como polar e querosene com apolar. A partir dessa experiência foi possível comprovar a veridicidade da lei semelhante dissolve semelhante. 14
1. INTRODUÇÃO
A partir dos experimentos de solubilidade e polaridade, deseja-se identificar e classificar a polaridade das substâncias utilizadas experimentalmente, assim como sua solubilidade ao serem misturadas.
Através disso, verifica-se se as substâncias são polares ou apolares, fato esse que altera a constituição das misturas, interferindo nas propriedades de uma substância.
Realizamos também experiências que possibilitaram a visualização da miscibilidade e densidade dos líquidos misturados para observação, e com isso, as fases que uma substância pode adquirir, sendo uma mistura homogênea ou heterogênea.
2. OBJETIVOS
Determinar a polaridade dos solventes água, etanol e querosene;
Comprovar a regra semelhante dissolve semelhante;
Realizar um processo de extração líquido-líquido;
Realizar um processo de recristalização;
Realizar uma filtração comum.
3. REFERENCIAL TEÓRICO
Eletronegatividade: A atração exercida por um átomo sobre o par de elétrons na sua camada de valência depende da carga nuclear efetiva ( a carga nuclear menos o