Plano de aula "cinema na sala de aula"
• A história antiga e medieval no cinema e o cinema na sala de aula
2. PUBLICO ALVO
• Alunos do 1º ano do ensino médio
3. OBJETIVO GERAL
• Compreender mais sobre a história de Roma e a história medieval
• Compreender mais sobre a história antiga e a sociedade romana
• Conhecer a sociedade romana, os grupos sociais mais abastados, que dominavam a política, o exército e os povos escravos.
4. JUSTIFICATIVA
• O aprendizado na Escola não pode se restringir unicamente ao cumprimento de horários, tarefas e exercícios, pois deve ir muito além do simples formalismo presente no repasse de conteúdos e trabalhos.
• O aprendizado para ser plenamente alcançado necessita, muitas vezes, sair da rotina do dia-a-dia Escolar. Pois o “Cinema” serve como um instrumento de debate e reflexão, tão importante s na formação e aprendizagem dos alunos.
5. CONTEÚDO
FILME “O NOME DA ROSA”
O enredo desenvolve-se na aproximadamente no ano de 1327, num monastério da Itália medieval. Estranhas mortes começam a ocorrer neste mosteiro beneditino durante a baixa idade média, onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos. Um deles, num barril de sangue de porco, é o motor responsável pelo desenvolvimento da ação. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca, onde poucos monges tem acesso às publicações sacras e profanas. A chegada de um monge franciscano (Sean Conery), incumbido de investigar os casos, irá mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da santa inquisição.
Este filme é uma crônica da vida religiosa no século XIV, e relato surpreendente de movimentos heréticos. o nome da rosa é uma parábola sobre a Itália contemporânea. Ou pode ser interpretado como um exercício monumental sobre a mistificação.
Este filme também mostra que durante a idade média umas das práticas mais comuns nas bibliotecas dos mosteiros eram apagar obras antigas escritas em pergaminhos e sobre elas escreve ou copiar