Projeto de intervenção
O presente relatório tem como objetivo apresentar as experiências adquiridas no Estágio Supervisionado II, realizado na escola municipal Unidade Escolar Jonas Escórcio Alexandrino, localizada na comunidade Barra do Longá da cidade de Buriti dos Lopes entre os meses de Março e Abril do corrente ano. Iniciamos o Estágio Supervisionado II refletindo sobre os dados levantados da referida escola. E conhecer as condições físicas e econômicas da escola e de seus alunos foi de suma importância para que pudéssemos entender, um pouco, a realidade da docência.
O Estágio Supervisionado II visa fortalecer a relação teoria e prática baseada no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.
A teoria é uma ferramenta essencial na vida do indivíduo para a consolidação da prática. Assim, o Estágio Supervisionado adquiriu um papel substancial no processo de graduação, pois, o mesmo caracteriza-se como a prática em meio à aprendizagem na sistematização curricular (graduação). (SILVA JR., 2009)
Neste Estágio Supervisionado II, o foco investigativo é a sala de aula, conhecer não só as condições físicas e econômicas, mas conhecer também as estratégias que podem ser utilizadas e como os alunos reagem ás metodologias aplicadas. Com a segunda fase do Estágio foi a oportunidade de colocar em prática o projeto de intervenção e um ponto extremamente positivo foi que convivemos com pessoas prestativas, sugestivas, estimulantes, compromissadas. Pessoas que fizeram desta fase do Estágio uma construção enriquecedora e prazerosa. Por esta fase do Estágio, muito mais pela oficina realizada, já começo a desenvolver maior gosto pela docência em arte.
Ao desenvolver este