Tipos de estruturas
Podemos citar diferentes sistemas estruturais a serem adotados durante a concepção do projeto de uma edificação. A escolha do sistema adequado se dá em função do uso da edificação, de custos e recursos, quando os elementos estruturais de sua estrutura são lajes, vigas e pilares previamente dimensionados e que tem a finalidade de resistir ao seu peso próprio e a todas as cargas atuantes. O material adotado também deve ser escolhido de acordo com o projeto, podendo, estas estruturas, serem construídas em concreto armado, madeira, alumínio ou aço, nestes casos, as paredes funcionam como elementos de vedação, sem responsabilidade estrutural (carregar cargas), as mesmas podem ser total ou parcialmente removidas sem que o equilíbrio do conjunto seja prejudicado. As paredes externas, normalmente, são construídas em alvenaria ou outro elemento que garanta a durabilidade do interior da edificação. As paredes internas podem ser do mesmo material que as externas ou ainda de gesso acartonado, painéis de madeira, fórmica, aglomerados em geral ou similares.
Alvenaria Estrutural
A alvenaria é um sistema construtivo que utiliza peças industrializadas, de dimensões, e peso que as fazem manuseáveis, ligadas por argamassa, tornando o conjunto monolítico. Estas peças industrializadas podem ser moldadas em Cerâmica, Concreto, Sílico-calcáreo.
Tijolos ou Blocos
Os tijolos ou blocos que compõem a alvenaria podem ser constituídos de diferentes materiais, sendo os mais utilizados os cerâmicos ou de concreto. Qualquer que seja o material utilizado as propriedades desejáveis são:
-Ter resistência à compressão adequada;
-Ter capacidade de aderir à argamassa tornando homogênea a parede;
-Possuir durabilidade frente aos agentes agressivos (umidade, variação de temperatura e ataque por agentes químicos);
-Possuir dimensões uniformes;
-Resistir ao fogo.
Tijolos Maciços Cerâmicos São blocos de barro comum, moldados com arestas vivas e