Tipos De Estrutura Organizacional
Segundo (Henrique L Corrêa e Carlos A Corrêa) Organizações são estruturadas de forma a dar algum nível de autonomia decisório para determinadas partes ou agrupamentos esta permite especialização em determinadas habilidades que pode, em certas situações, se bem gerenciadas, trazer competência e levar a determinados níveis de motivação, pois membros da organização especializados nesta atividade terão certa autonomia decisória que se refletira em nível de influencia sobre o próprio desempenho da organização (um papel motivador)
Quando a lógica de agrupamento de recursos é baseada em seu propósito funcional, tem se uma estrutura dita funcional, ou hierárquica. No topo da estrutura o principal executivo da empresa coordena as atividades de vários grupos funcionais, que podem ser: de marketing, da operação de finanças, de recursos humanos e etc. cada uma das funções sofre agrupamentos com base funcional.
Funcionários terceirizados: com a crescente tendência de as empresas focalizarem as atividades que consideram como centrais e terceirizarem estas atividades, é cada vez mais freqüentes que atividades ate a linha de frente sejam terceirizadas. Um erro freqüente é ter padrões de tratamento muito diferenciados para esses funcionários.
Não é problema do cliente se o funcionário que está atendendo trabalha para a empresa de quem é cliente ou não! Ele vai formar sua percepção de satisfação também levando em conta o momento da verdade em contato com o funcionário terceirizado e, portanto via gestão direta e via exigência contratual o funcionário terceirizado deve merecer exatamente o mesmo grau de preocupação – quanto a recrutamento (atitudes mais que habilidades) treinamento (para habilidades),motivação e recompensa.
Fonte: administração de produção e operações (Henrique L Corrêa e Carlos A Corrêa). Com base na matéria dada em sala de aula, entendemos que com o surgimento da organização, surgem também à necessidade