Tipos de estruturas em arquitetrura
Existem vários tipos de elementos estruturais em uma edificação, entre eles estão as vigas, usadas normalmente para transferir os esforços das lajes para o pilar.
A viga é um dos elementos estruturais que serve como caminho pela qual as forças que atuam sobre a edificação devem transitar para chegar ao destino final que é o solo. O caminho natural que as forças gravitacionais, ou seja, os pesos dos objetos e das pessoas, tendem a tomar é o da vertical. Por isso estes elementos são necessários.
É essencial que as estruturas sejam estáticas e cumpram sua principal função: garantir o equilíbrio translacional e rotacional das edificações sob a ação de quaisquer forças e reações aplicadas a ele e inclusive o seu próprio peso.
As vigas são de extrema importância em um projeto estrutural, desenvolvido por engenheiros que se dedicam á estudá-las. Suas dimensões e as tensões recebidas pela estrutura são um dos temas estudados para melhor compreende-las.
Pode-se dizer que as vigas foram um elemento de sustentação criado pelo homem, ainda que inconscientemente. Uma das histórias contadas sobre o surgimento delas diz que um homem pré-histórico precisava atravessar um rio onde perto da sua caverna alargava, atrás de alimentos. Como não era possível o homem precisava andar milhares de quilômetros para chegar a uma parte mais estreita e rasa para atravessar ao outro lado. Até que um dia uma árvore durante a tempestade caiu sobre o rio, permitindo que o homem atravessasse sobre o tronco, criando assim o conceito de viga.
A definição dessa estrutura será mais bem explicada ao decorrer do trabalho, que mostrará também as propriedades características, os tipos de vigas, alguns exemplos em imagens, entre outros que irão ver a seguir.
1. DEFINIÇÃO E PROPRIEDADES CARACTERÍSTICAS
Vigas são elementos estruturais projetados para suportar diversas cargas em sua extensão. São normalmente sujeitas a cargas dispostas verticalmente, o que resulta em esforços de