Tipo de estruturas organizacionais
Segundo Maximiano(1992) “uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos colectivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objectivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações.”
Uma organização é formada pelo soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros entre outros e esta é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objectivo comum, sendo a qualidade o resultado de um trabalho de organização.
Podemos ter uma ideia porque a organização é importante compreendendo que um dos primeiros passos para uma empresa implantar um processo TQM - gerenciamento total da qualidade (total quality management). Esse primeiro passo tem início no uso dos conhecidos 5 S, que significam, a partir das palavras japonesas: • SEIRI que corresponde a eliminar o desnecessário separando-o do necessário. • SEITON que significa colocar em ordem, guardando de forma ordenada tudo que é necessário. • SEISO que significa limpeza, eliminação da sujeira, acabando com as fontes dos problemas. • SEIKETSU que significa asseio, padronização, higiene, e também o estágio onde se evita que as etapas anteriores retrocedam. • SHITSUKE que significa disciplina, com a cumprimento rigoroso de tudo que foi estabelecido pelo grupo. Os cinco S somente terão sucesso se forem praticados de forma sistemática e contínua, bem como sejam resultado do consenso do grupo envolvido neste processo.
Estruturas Organizacionais
Estrutura Organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas actividades, ou seja, as tarefas são normalmente divididas, agrupadas e coordenadas dentro de uma organização. Os modernos teóricos da Administração não concordam que exista