Tipos de estruturas organizacionais
É o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”. (OLIVEIRA, 2006) É representada graficamente no organograma (é a representação gráfica de determinados aspectos da estrutura organizacional)
TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
A Estrutura Organizacional pode ser de dois tipos: formais e informais.
Estrutura Formal É representada pelo organograma da empresa e seus aspectos básicos. É reconhecida juridicamente de fato e de direito. É estruturada e organizada.
TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS FORMAIS
DESENVOLVIMENTO, IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Seus componentes
No desenvolvimento considerar: Condicionantes Níveis de influência Níveis de abrangência
Implantação / Ajustes Participação dos funcionários Motivar
Avaliar Quanto ao alcance dos objetivos Influencia dos aspectos formais e informais
Estrutura Informal
É o relacionamento entre as partes fora do organograma, ou seja, as relações não estão previstas, surge naturalmente. Ela pode ajudar a empresa, facilitando o trabalho, mas pode, também, atrapalhar, realizando procedimentos errados.
RESUMO
. As atividades da empresa devem estar bem identifcadas, isto é, deve-se saber, exatamente, o que fazer e na ordem certa, primeiro uma e depois outra. Os recursos também devem estar conforme as atividades, por exemplo, uma máquina deve estar no lugar certo e as pessoas devem estar no lugar das atividades que elas sabem executar. Estabelecer os níveis de alçada e dos processos decisórios signifca que a as pessoas só podem mandar ou agir dentro dos seus limites e as decisões só podem ser tomadas dentro do seu campo de ação. Uma empresa estabelece seus objetivos