Logística - cadeia de suprimentos e outros
Curso: Tecnólogo em Logística
Módulo: Gestão de Serviços
Unidade: Estrutura do Mercado de Serviços
Data: 07/10/2010
1. Serviço trata-se de uma ação oferecida por alguém ou parte a outros. Como desempenho é essencialmente intangível e normalmente não resulta na propriedade dos fatores de produção. O Serviço também pode ser definido como atividades econômicas que dão valor e fornecem benefícios.
2. Os fatores determinantes para o aumento da participação dos Serviços em nossa economia são: Urbanização- que se constitui da migração de pessoas para os centros urbanos, o que gera novas necessidades de serviços.
Alterações demográficas- que ocorre devido aumento da expectativa de vida e diminuição da mortalidade infantil graças aos avanços tecnológicos, da medicina e infraestrutura urbana.
Mudanças socioeconômicas- como, por exemplo, a inclusão da mulher no mercado de trabalho, provocando assim o surgimento de necessidades de serviços como domésticas, babás, creches, etc.
Consumidores exigentes- Com mais informação e aumento de consumo de serviços como academias, personal trainer, etc.
Mudanças da tecnologia- deve-se a internet crescimento de novos serviços e aprimoramento dos mesmos. Com acesso a mais informações (inclusive no mundo "globalizado" da internet), é possível estabelecer níveis maiores de critérios para o consumo, como também o desejo em obter cada vez mais serviços.
3. Elementos de transação do serviço ao cliente no setor logística/cadeia de suprimentos:
• Estabelecer níveis de estoque sempre tendo em mente à margem que mantém o menor custo com a facilidade do pronto atendimento.
• Selecionar a melhor modalidade de transporte visando à rapidez na entrega e economia.
• Determinar métodos de processamento do pedido, etc.
Universidade Metodista de São Paulo
Curso: Tecnólogo em Logística
Módulo: Gestão de Serviços
Tema: Terceirização e provedores de serviços logísticos
Data: 21/10/2010
01) Surgiu