O cinema na Educação Infantil : Possibilidades no Ensino .
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas
Pedagogia
Amanda Caroliny1
Amanda Ferreira Souza
Ângela da Penha Estanislau
Angélica Nery
Anna Clara Madureira
Luciana Fernandes Aguiar
Mariana Martins Fernandes
Paloma Ferreira
Roberta da Silva Góes
Orientadora: Gilmara Machado2
O CINEMA NA EDUCAÇAO INFANTIL: POSSIBILIDADES NO ENSINO
Resumo: O presente trabalho refere-se à utilização do cinema na educação, com o objetivo de mostrar a utilização deste como instrumento pedagógico, para tanto buscou analisar quais as contribuições do cinema na Educação Infantil. A relevância dessa pesquisa é buscar as contribuições do cinema na educação infantil para que os professores criem novas formas de ensino, mesmo com os desafios enfrentados. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa baseada em revisão bibliográfica em que os principais autores utilizados foram: Marcos Napolitano (2003,2005); Rosália Duarte (2002,2009); Almir Pereira Bastos (2013), entre outros.
Palavras-chave: Infância. Cinema. Educação.
INTRODUÇÃO
Pensando numa educação mais completa essa pesquisa visou discutir o cinema na educação infantil como aliado, visto que este possibilita reflexões sobre os mais diversos temas. Sua linguagem narrativa comporta uma variedade de temas reais ou fictícios inseridos no tempo e espaço proporcionando uma linguagem de expressão audiovisual. Reconhecido como um meio de comunicação devido à sua linguagem própria, o cinema desenvolve suas mensagens por meio de dois sentidos imediatos: a visão e a audição, pois utiliza um conjunto de técnicas como sons, imagens, luzes e efeitos que prendem a atenção do espectador e desperta a imaginação e curiosidade dos alunos (COSTA, 2009, DELL’ISOLA, 2009)
O cinema às vezes é considerado somente como diversão, mas sua inserção na escola traz um amplo conhecimento ao transportar os alunos há outros tempos, situações e lugares inusitados. Com base nisso