Balenced score card e mapas estratégicos

8619 palavras 35 páginas
BALANCED SCORECARD E MAPAS ESTRATÉGICOS
Nelson dos Santos António
Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa
ISCTE/ Escola de Gestão nelson.antonio@iscte.pt Jorge José Martins Rodrigues
Instituto Politécnico de Setúbal
Escola Superior de Ciências Empresariais
Campus do IPS – Estefanilha
2914-503 SETÚBAL
Tel.: 265 709 354
Fax.: 265 709 377 jjrodrigues@esce.ips.pt Grupo Estratégia Organizacional/ISCTE - Working Paper nº 1/06
Março 2006
2
BALANCED SCORECARD E MAPAS ESTRATÉGICOS
Introdução.
A sigla BSC (acrónimo de Balaced ScoreCard) invadiu nos últimos anos as escolas de gestão de todo o mundo e actualmente não existe disciplina de estratégia que se preze que não dedique algumas aulas a este tema.
O BSC quando apareceu pretendia dar respostas a duas questões pertinentes, a saber: 1) sendo a estratégia futuro, como explicar que a sua avaliação seja feita com base em indicadores do passado? 2) tendo os activos intangíveis cada vez maior peso na evolução das organizações como se explica que os mesmos não apareçam em termos de objectivos estratégicos?
Quando do seu aparecimento o BSC visava essencialmente a avaliação do desempenho das organizações e propunha realizá-lo não só através de dados financeiros mas também segundo outras perspectivas, isto é, pretendia balancear a avaliação do desempenho.
Se tivermos presente que a estratégia é um processo, subdividido por razões metodológicas em três fases: formulação, implementação e controlo, podemo s constatar que o BSC que de início se cingia à fase de controlo tem vindo ao longo dos anos a ocupar todas as fases. Hoje em dia são muitas as organizações que utilizam o BSC para envo lver os seus colaboradores na formulação da estratégia o que facilita a implementação e o controlo. Este facto comprova que devido à complexidade em que vivemos o pensamento linear está cada vez mais desajustado da realidade. Temos que pensar em círculo pois só assim podemos questionar os objectivos

Relacionados

  • Bsc - hospital privado sp
    14328 palavras | 58 páginas
  • A PERCEPÇÃO DA CRISE DA UNIÃO EUROPEIA VISTA À LUZ DE INSTRUMENTOS DE GESTÃO CORPORATIVA
    77238 palavras | 309 páginas