PLANO DE AULA 01
I. Identificação
II. Objetivo Geral
Oportunizar a vivência de práticas corporais, de modo a trabalhar a coordenação motora fina por meio de brincadeiras e jogos, além de estabelecer redes de relacionamentos entre os alunos e professores.
Objetivos Específicos
Trabalhar a verbalização, a representação mental e discriminação de estímulos táteis e estimular o tato e a livre expressão;
Melhorar a coordenação motora fina;
Promover a ludicidade.
III. Conteúdo
“Criando, inventando, descobrindo novos movimentos”
IV. Metodologia
Durante a aula serão desenvolvidas atividades que estimulem a criatividade e a coordenação motora como manipulação de objetos, tocar o cego, corre cotia, massa de modelar. Para o desenvolvimento das atividades serão utilizados objetos variados, papéis e revistas, massa de modelar, entre outros.
Apresentação e combinados.
Manipulação de objetos - De olhos vendados as crianças, uma de cada vez, tentarão através do tato identificar os objetos que ficarão acondicionados em uma sacola fechada.
Tocar o cego - Alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados. O desenvolvimento: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.
Corre cotia - As crianças formam uma roda e sentam no chão, menos uma. A criança que sobrou corre pelo lado de fora da roda com o lenço na mão, ao ritmo da ciranda. Neste momento, as crianças da roda abaixam a cabeça e tapam os olhos com as mãos. A criança que está fora da roda deixa cair o lencinho atrás de alguma outra que esteja sentada. Quando esta perceber, começa o pega-pega entre as duas. Quem está com o lenço é o pegador. O lugar vazio da roda é o pique. Quem perder fica fora da roda (ou dentro) e a brincadeira recomeça.
Massinha de modelar - Criar formas circulares, triangulares, quadrangulares ovais e objetos de sua vivência, a ser trabalho em sala.
V. Avaliação
A avaliação ocorre durante