Plano de Aula Química de aula 01
Matão
I. I. Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSP
Nº da aula: Data: / / Carga Horária:
II. Dados de Identificação:
Escola:
Professor (a): Davi Rodrigues O. Silva/Matheus
Disciplina:
Série:
Turma:
Período:
III Tema:
- MATÉRIA, SUBSTÂNCIA E MISTURAS “PROCESSOS DE SEPARAÇÃO”
IV. Objetivos: Objetivo geral: Associar a reportagem do vídeo aos conceitos de Matéria, Substância e Misturas dos elementos químicos.
Objetivos específicos: Compreender os processos de separação das substâncias e misturas
V. Conteúdo: Introdução
A MATÉRIA
Matéria é "essência" - esta não é uma definição muito sofisticada, mas um meio para introduzir a ideia de que a matéria tem existência física real. É dito com frequência que matéria é tudo que tem massa e ocupa espaço.
SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS
Uma substância pura é exatamente o que o termo indica: uma única substância com composição característica e definida e com um conjunto definido de propriedades. Exemplos de substâncias puras são: a água, o sal, o ferro, o açúcar comestível e o oxigênio.
A mistura consiste em duas ou mais substâncias fisicamente, misturadas. Algumas vezes, a mistura pode ser identificada por simples observação visual. O granito, por exemplo, é uma rocha constituída por uma mistura de grânulos de quartzo branco, mica preta e feldspato rosa e, algumas vezes, de outros minérios. Os componentes individuais do granito podem, em geral, ser vistos a "olho nu". Outras misturas requerem o uso de lupas ou microscópios para a individualização de seus componentes. Algumas misturas são ainda mais difíceis de serem caracterizadas: a água salgada, por exemplo, é uma mistura de sal em água, mas aparenta ser água pura.
ELEMENTOS E COMPOSTOS
Há duas espécies de substâncias puras: os elementos e os compostos.
Um elemento é uma substância simples, fundamental e elementar. São