Recursos Logísticos
Módulo: 3
Atividade: AI
Título: Recursos Logísticos
Aluno: Otavio Souza Garcia
Disciplina: Administração de Operações e Logística
Turma: T0048 0415
Introdução
No mundo globalizado, tecnológico e cada vez mais competitivo que estamos vivendo, onde o tempo é precioso e a redução de custos está mais do que nunca ganhando espaço e ocupando um dos lugares mais importante nas empresas, houve a necessidade de inovação e atitude na área da Logística e Transportes.
O objetivo desta atividade é analisar os principais conceitos de estratégias de distribuição, chamada crossdocking.
Analisaremos ainda os principais itens que influenciam esta estratégia e apresentaremos um exemplo prático de utilização deste formato de distribuição, com seus devidos benefícios tanto para a empresa quanto para o consumidor final.
Crossdocking
Com o objetivo de reduzir o nível dos estoques e realizar entregas frequentes em pequenas quantidades com custo operacional reduzido, o sistema de distribuição Crossdocking surge para ficar. As instalações que se utilizam deste sistema não realizam as atividades de armazenagem e picking, que segundo Schaffer (1998), seriam as duas atividades mais caras em um armazém, isto porque a carga recebida por diversos fornecedores é imediatamente preparada para ser transferida para a área de embarque.
Crossdocking é um termo originado da língua inglesa que define o processo de distribuição de mercadorias sem que haja a necessidade de armazenamento. O produto é transportado da indústria ou dos centros de distribuição em carretas maiores e subdivididos, por regiões e rotas, para que sejam entregues aos consumidores finais em caminhões menores que facilitem a acessibilidade nos grandes centros, nas capitais, regiões metropolitanas e cidades mais distantes do centro de distribuição original, por exemplo.
O crossdocking pode ser definido ainda, como uma operação do sistema de distribuição na qual os produtos de um veículo são