Planejamento Cicloviário
Com população de 125 mil habitantes, Varginha possui expectativa de vida de 73,6 anos, uma das maiores em Minas.
A cidade possui um moderno aeroporto, um terminal ferroviário conectado à malha ferroviária nacional e o primeiro Porto Seco do Brasil com regimes aduaneiros para importação e exportação.
Figura 2: Matriz do Divino Espírito Santo
3.1. Histórico
A colonização do Sul de Minas começou no princípio do século XVIII, com a penetração das Bandeiras, em demanda de regiões auríferas.
Como estava situada à margem de uma estrada de movimento, Varginha sentiu o benefício do comércio das tropas. Têm-se referências sobre sua origem a partir de 1785, quando foi erguida uma pequena capela.
Nesse contexto surgiu Espírito Santo das Catanduvas, um arraial no Sul de Minas com cerca de 1.000 pessoas. A criação do povoado foi influenciada pela religiosidade e pelos costumes portugueses. O trânsito de tropeiros no Sul de Minas era permanente.
Em 1832, a população de Varginha era de exatos 1.855 habitantes, um crescimento de 85%, tímido para duas décadas e meia.
Durante 43 anos, Varginha foi um curato (aldeias com condições necessárias para se tornar o distrito de um município). As principais obras que marcam esse período são as construções de igrejas Matriz do Divino Espírito Santo (Figura 2), e Rosário.
Em 1º de junho de 1850, o curato foi elevado à paróquia. Varginha experimentaria, então, o primeiro surto desenvolvimentista. Foram construídos os primeiros prédios públicos, como as duas primeiras escolas públicas e a cadeia.
Varginha teve seu núcleo urbano, nas décadas de 1850 a 1880, definido entre as antigas ruas da