ciências biologicas
COMPOMAT
Um dos principais problemas dos bancos de sangue é o espaço de armazenamento necessário e com isso têm sido utilizados vários métodos para a redução de volume das unidades de sangue, no método automatizado os sacos de sangue são centrifugados, posteriormente removidos da centrifuga com cuidado para não ressuspender a fração enriquecida de HSC, e conectados ao extrator automatizado.
No caso do Compomat®, que é um equipamento com 3 prensas reguláveis e interdependentes para a flexibilidade na programação e menor tempo de processamento total, com ajuste de volume e hematócrito; possui detector de tubos para evitar erros de manuseio, com verificação automática, rastreabilidade total de dados atrás do software, é um equipamento totalmente automatizado que garante a reprodutibilidade de alta qualidade na separação de hemocomponentes, altamente eficiente na preparação, permite a adaptação a todos os métodos mais comuns de separação, adapata-se a todos os sistemas de bolsas convencionais e sistema de filtro in –line.
O Compomat é usado para a separação de sangue total pela centrifugação dos componentes sanguíneos. Tem sido desenvolvido para processar sistemas de sacos sanguíneos duplos, triplos e quádruplos. O princípio deste método consiste em duas prensas comandadas eletronicamente que conseguem mover os componentes sanguíneos na parte superior e inferior do saco. Um procedimento automatizado permite a remoção do plasma seguida da remoção de eritrócitos e o ajuste de volume para 21mL. Este método é menos demorado que o método manual de sedimentação de HES, mas a taxa de recuperação e depleção de eritrócitos é inferior.
Um dos principais problemas dos bancos de sangue é o espaço de armazenamento necessário e com isso têm sido utilizados vários métodos para a redução de volume das unidades de sangue, no método automatizado os sacos de sangue são centrifugados, posteriormente removidos da centrifuga com cuidado para não ressuspender