EMO040 AULA13
2172 palavras
9 páginas
EMO-040PROJETO DE INFRAESTRUTURA
PARA BICICLETAS
Profa Dra Janice Kirner Providelo
1o semestre / 2014
AULA 13 – REDE CICLOVIÁRIA
(contagens de tráfego, etc) e dados tácitos, como o conhecimento de peritos, de planejadores urbanos locais e de usuários. Outra característica é o reconhecimento dos problemas com desenvolvimento de diferentes alternativas, utilizando técnicas de avaliação rápidas (rapid assessments), levantamento de problemas, coleta da informação e o desenvolvimento de soluções para um prazo curto a um custo relativamente barato.
ESTADO DA ARTE: PLANEJAMENTO CICLOINCLUSIVO (Design for the bicycle)
Esse método, segundo o Centre for Research and Contract Standardization in Civil and
Traffic Engeneering (CROW), 1996, parte do principio que o planejador de uma infraestrutura cicloviaria deve ser familiarizado com as possibilidades e limitações técnicas do ciclista e da bicicleta. O ciclista é motorista, equilibrista e motor ao mesmo tempo e esta combinação o coloca em uma posição peculiar no transito.
2
REDE CICLOVIÁRIA
• As exigências para um bom plano cicloviário podem
As exigências para um bom plano cicloviario podem ser resumidos em cinco grandes sercritérios resumidos
5 grandes critérios e 3 níveis e em 3 níveisem de planejamento.
Cada nível tem seus problemas de projetode específicos. O desafio do planejador urbano é encontrar o equilíbrio em cada nível de acordo com forma, função e uso. planejamento: CRITÉRIO
Integralidade
da Rede
Linearidade
Atratividade
Segurança
Conforto
FORMA
QUADRO 1 – CRITÉRIOS DE PLANEJAMENTO CICLOINCLUSIVO
DESCRIÇÃO
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS
A infra-estrutura cicloviária é definida por Facilidade de visualização, liberdade uma rede única, contínua e coerente com de escolha de rota e qualidade das conexões a todos os pontos de origem e conexões. destino dos ciclistas.
A infraestrutura cicloviária continuamente Velocidade, atrasos ou esperas e oferece ao ciclista a uma rota mais desvios linear/direta possível (os