PIGMENTOS
Discente: Caroline da Silva e Elizandra Wicthoff Tedardi
Disciplina/Semestre: Química Biológica/ 5 ° Semestre
Docente: Lara M. Ferracin
LONDRINA
2015
INTRODUÇÃO
Um pigmento é um material que muda a cor da luz que reflete como resultado da absorção seletiva de cor. Este processo físico difere de fluorescência, fosforescência e outras formas de luminescência, em que o próprio material emite luz. Muitos materiais absorvem seletivamente determinadas ondas de luz, dependendo do seu comprimento de onda. Materiais que os seres humanos têm escolhido e produzidos para serem utilizados como pigmentos, geralmente têm propriedades especiais que os tornam ideais para outros materiais de colorir.Um pigmento deve apresentar uma resistência de alta tenidora em relação a materiais que cores.Também deve ser estável no estado sólido à temperatura ambiente. Os pigmentos são usados para colorir, pintura, tinta, plásticos, têxteis, cosméticos, alimentos e outros produtos.Maioria dos pigmentos utilizados na fabricação e nas artes visuais é corantes secos, geralmente na forma de pó fino.Este pó é adicionado a um veículo ou um pai, um material relativamente neutro ou incolor que age como um adesivo
.
DESENVOLVIMENTO
CARACTERÍSTICAS:
Os pigmentos são substâncias com estruturas, propriedades físicas e químicas diferentes, podem ser naturais ou artificiais. São responsáveis pela coloração dos alimentos. Podem ser naturalmente encontrados nesses ou adicionados na forma industrializada de produção alimentícia. Pode ser necessário adicionar corantes aos alimentos devido à sensibilidade de alguns pigmentos ao processamento dos alimentos.
São importantes indicadores de qualidade em um alimento, já que são compostos instáveis que participam de várias reações.
A alteração na cor de um alimento pode ser um bom indicador de alterações químicas e/ou bioquímicas passiveis de acontecer durante o processamento do alimento.
A coloração