Pigmentos
Centro de Ciências humanas e Filosofia
Departamento de Arqueologia Disciplina: Restauração IV
Previa
Nesse trabalho iremos falar sobre experimentos feitos com pigmentos naturais em duas superfícies distintas, parede e madeira. A aquisição de matéria prima foi feita no Cabo de Santo Agostinho e a preparação do pigmento foi feita no LACOR.
Composição da argila
A argila é um material proveniente da decomposição, durante milhões de anos, das rochas feldspáticas, muito abundantes na crosta terrestre.
As argilas se classificam em duas categorias: Argilas Primárias e Argilas Secundárias ou Sedimentares. As primeiras são formadas no mesmo local da rocha mãe e têm sido pouco atacadas pelos agentes atmosféricos. Possuem partículas mais grossas e coloração mais clara, são pouco plásticas, porém de grande pureza e possuem alto nível de fusão. O caulim é uma das argilas deste tipo.
Argilas secundárias ou sedimentares são as que têm sido transportadas para mais longe da rocha mãe pela água, pelo vento e incluindo ainda o desgelo. A água especialmente tritura a argila em partículas de diferentes tamanhos, fazendo com que as mais pesadas se depositem primeiro, as outras vão de depositando de acordo com seu peso pelo decorrer do caminho, sendo que as mais leves se depositam onde a água para. As secundárias são mais finas e plásticas que as primárias, podendo, no entanto conter impurezas ao se misturarem com outras matérias orgânicas.
O mineral básico das argilas é a caolinita. A argila é um silicato de alumínio hidratado, composto por alumínio, sílica e água. Uma partícula de argila é formada por uma molécula de alumínio - que contém dois átomos de alumínio e três de oxigênio, duas moléculas de sílica - que contém um átomo de silício e dois de oxigênio, e duas moléculas de água - com dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.
Aquisição da matéria prima Figura 1 Local de retirada das argilas
Preparação da matéria