Pigmento
Os pigmentos podem ser divididos em três grandes categorias: pigmentos inorgânicos, pigmentos orgânicos e pigmentos de efeito.
- Pigmentos inorgânicos (minerais) compreendem compostos de diferentes classes e propriedades químicas, como os óxidos, os sulfetos, os carbonatos, os cromatos, os sulfatos, os fosfatos e os silicatos de metais. O ouro e o alumínio (pigmentos metálicos) que são usados em sua forma elementar. (PEREIRA; SILVA; OLIVEIRA, 2007).
Vêm ganhando aceitação comercial em consequência da crescente conscientização ecológica, que visa diminuir o impacto ambiental provocado pelos métodos sintéticos de produção. A seleção das matérias-primas é importante para se adquirir pigmentos minerais de alta qualidade, pureza e luminescência de cor. Podem ser encontrados em uma ampla faixa de cores, dependendo do tipo de mineral e do tratamento aplicado a este. Por exemplo, os óxidos naturais de ferro são encontrados em tons de marrom (siderita calcinada), vermelho (hematita, pirita), amarelo (goetita, limonita) e preto (magnetita) (CASQUEIRA; SANTOS, 2008). Entre as características mais importantes dos pigmentos minerais a base de óxido estão: opacidade elevada; alto poder de cobertura; vantajosa relação custo/benefício; facilidade de uso e extrema resistência à luz (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA QUÍMICA, 2011).
- Pigmentos orgânicos são largamente empregados em tintas e vernizes utilizados nas indústrias automotivas e de construção civil, em