Pigmentos
Pigmentos são substâncias sólidas, finamente dispersas e geralmente insolúveis nos mais diferentes meios, utilizados para conferir aos materiais e objetos propriedades como cor, brilho, obscuridade, condutividade elétrica, propriedades magnéticas, resistência química, resistência a luz, efeitos luminosos.
Os pigmentos inorgânicos destacam-se pela sua elevada resistência química, térmica e mecânica. A maioria dos óxidos metálicos, por exemplo, resiste ao fogo e é utilizada em cerâmicas, vidros e esmaltes desde a Antiguidade. Originalmente foram utilizados pigmentos inorgânicos de ocorrência natural, principalmente óxidos de ferro (limonita, hematita, magnetita), ou cinábrio. Atualmente, quase todos os pigmentos inorgânicos são produzidos industrialmente, gerando em torno de 10 bilhões de dólares por ano.
Mais da metade de todos os pigmentos inorgânicos produzidos mundialmente corresponde ao pigmento dióxido de titânio. Praticamente todas as tintas contém pigmentos como componentes essenciais.
Pigmentos magnéticos são substâncias ferromagnéticas em forma de partículas micro-cristalinas. São componentes essenciais de fitas magnéticas (som, vídeo) e disquetes de computadores.
Alguns dos pigmentos inorgânicos mais importantes estão relacionados a seguir:
Pigmentos Brancos: dióxido de titânio, principalmente rutilo, sulfeto de zinco, óxido de zinco e sulfato de bário.
Pigmentos Amarelos: cromato de zinco, cromato de chumbo, limonita e sulfeto de cádmio.
Pigmentos Vermelhos: cromato de chumbo, selenieto de cádmio, hematita e zarcão.
Pigmentos Azuis: azul-da-prússia e azul-de-manganês.
Pigmentos Verdes: óxido de cromo.
Pigmentos Negros: magnetita e dióxido de manganês.
Pigmentos Metálicos: alumínio, cobre, latão (liga de cobre/zinco).
Pigmentos magnéticos: magnetita, maghemita, ferro metálico e dióxido de cromo.
Pigmentos das mais variadas cores e tonalidades podem ser obtidos por simples mistura entre diversos pigmentos, sem