trabalhos
Introdução Teórica
O que é um Micrometro
Para que serve um Micrometro
Composição do Micrômetro
Características
Tipos de Micrometro
Procedimento de Medição
Resultados Obtidos
Conclusão da experiência
Comentário
Figura 1– Micrômetro
Fonte: Google.com
2. Introdução teórica
Em 1638 foi desenvolvido um instrumento provido de um parafuso deslocável com passo de 30 fios por polegada e uma escala circular fixa com 100 divisões. Não se conhece o sucesso deste instrumento. Em 1848 encontramos pela literatura a solicitação da patente de um calibre com rosca e vernier circular, na França. Somente após 1867, encontramos registrados do aperfeiçoamento de tal instrumento, que se tornou conhecido como micrômetro.O micrômetro é um instrumento de medição utilizado onde se faz necessário uma exatidão superior a exigida para o paquímetro. Ou seja, quando se necessita medir com tolerâncias mais apertadas daquelas que o paquímetro pode oferecer, usa-se o micrômetro.
3. O que é um Micrômetro
O micrômetro é um instrumento de medição que visa a aferir as dimensões de um objeto (espessura, altura, largura, profundidade), e têm grande uso na indústria mecânica, medindo toda a espécie de objetos, como peças de máquinas.
O micrômetro funciona por um parafuso micrométrico, e é muito mais preciso que a craveira, que funciona por deslizamento de uma haste sobre uma peça dentada e permite a leitura da espessura por meio de um nônio ou de um mecanismo semelhante ao de um relógio analógico.
4. O Micrômetro é composto basicamente de :
01 corpo em forma de um arco Onde vamos segurar ou apoiar o instrumento.
02 pontas de contato Onde estão as faces de medição lapidadas. Sendo, uma ponta de contato fixo e uma ponta de contato móvel. A ponta de contato fixo, também chamada de batente fixo, está fixa no arco, e a ponta de contato móvel está afixada no fuso micrométrico.
01 catraca Através desta