peça do preâmbulo
O ambiente empresarial está sendo palco de um processo de transformação que se desenrola de uma maneira vertiginosa, movido por diversas megatendências. O efeito provocado por este conjunto de tendências é profundamente permeado pela Globalização da Economia, e os administradores das empresas devem levar em conta essas mudanças ao elaborarem seus planos estratégicos e ao buscarem novas formas de relacionamento com seus clientes e funcionários.
Há uma gama de mudanças que deverão se intensificar no ambiente empresarial e que se relacionam com a tendência de globalização da economia. Veja a seguir algumas destas tendências. Observe que a relação não é exaustiva e que não segue uma ordem de importância, servindo apenas para listar uma série de fatores e facilitar o entendimento do ambiente no cenário em que nos encontramos.
1 Redução e flexibilização dos empregos tradicionais
As empresas não são mais lugares tangíveis, em que as pessoas entram, batem seus cartões de identificação e trabalham até às 18 horas. Embora algumas ainda sejam assim, hoje o que impera é a flexibilização das relações trabalhistas. Para realizar uma tarefa, uma pessoa não precisa mais estar fisicamente em uma sala. Agora, lugar e tempo se desconectaram.
As organizações globais atuam em redes ligadas pelos computadores, no mundo todo, em tempo real. Como resultado, as companhias não procuram mais funcionários – embora evidentemente isso ainda exista –, mas parceiros. O mercado de trabalho, portanto, estará cada vez mais focado em relações de prestação de serviços.
2 Aumento do trabalho feminino
Uma destas alterações mais cruciais no mundo contemporâneo refere-se à inserção das mulheres no mercado de trabalho. Não há dúvidas de que nos últimos anos a mulher está cada vez mais presente nas empresas. Este fenômeno mundial tem ocorrido tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, e o Brasil não é exceção. Embora o público feminino