Petição Inicial
Sinfrônia __________, nacionalidade, estado civil, modelo fotográfica, portadora do RG nº. ________, e do CPF nº. _________, endereço completo, vem na presença de Vossa Excelência, por meio do seu advogado ___________, OAB/__, nº. ______, endereço completo, vem propor:
Ação de indenização c/c Danos Morais, Danos Estéticos e Lucros Cessantes em face de:
Ivã Pitanga, nacionalidade, estado civil, médico cirurgião, portador do RG nº. _________ e do CPF nº. ________, endereço completo.
Dos Fatos
No dia __/__/__ a requerente submeteu-se a uma cirurgia para a retirada de uma verruga no nariz juntamente com a correção de desvio de septo. Após a retirada dos curativos verificou-se que houve um erro cirúrgico, retiraram uma porção inadequada da cavidade nasal, deixando-a com o alinhamento nasal inadequado, tornando-o pequeno demais.
Diante do acontecido, o procedimento cirúrgico feito de forma inadequada, causou a requerente um dano estético e moral, levando em consideração que a mesma é modelo fotográfica e depende da sua imagem para trabalhar e assim garantir o seu próprio sustento e da sua família.
Do Direito
Está assegurado pelo Código Civil Brasileiro, que aquele que age com negligência ou imprudência e causar dano a terceiros, cometerá ato ilícito.
Logo se pode notar que a conduta que o requerido cometeu foi imprudente, visto que após a retirada dos curativos a requerente verificou que houve um erro cirúrgico, pois havia sido retirada uma porção inadequada da cavidade nasal da requerida.
Art. 186 CC: Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.
A Constituição Federal garante à todos que tem seu direto violado, reguardando o direito ao pedido de indenização por dano moral, material.
Art. 5, X CF: X - São