Perda de carga
Dois fatores são determinantes para que ocorra uma maior ou menor perda de carga: a viscosidade e a turbulência. Quanto mais rugoso for o material do tubo, maior será o atrito interno assim como maiores serão os choques das partículas entre si. As perdas cargas poderão ser distribuídas (ocasionadas pelo movimento da agua na tubulação) ou localizadas (ocasionadas por conexões, válvulas, registro)
Portanto, maior comprimento de tubos, maior numero de conexões, tubos mais rugosos e menores diâmetros geram maiores atritos e choques e consequentemente maiores perdas de cargas e menor pressão nas pecas de utilização.
Não existe escoamento em tubulações sem perda de carga. O que deve ser feito e reduzi-las ao níveis aceitáveis para que não ocorra uma diminuição da pressão nas pecas de utilização. Os tubos de PVC tem menos perda de carga por causa das paredes lisas
As colunas de distribuição de água fria derivam do barrilete, descem na posição vertical e alimentam os ramais nos pavimentos que, por sua vez, alimentam os sub-ramais das peças de utilização.
• Cada coluna deverá conter um registro de gaveta posicionado à montante do primeiro ramal. • Deve-se utilizar coluna exclusiva para válvulas de descarga para evitar interferências com os demais pontos de utilização.
• A norma NBR 5626 recomenda que nos casos de instalações que contenham válvulas de descarga, a coluna de distribuição deverá ser ventilada. Entretanto, é recomendável a ventilação da coluna independente de haver válvula de descarga na rede*. A ventilação é importante para evitar a possibilidade de contaminação da instalação devido ao fenômeno