As novas tecnologias no ensino de História
As novas tecnologias no ensino de História
Introdução: A prática pedagógica necessita de uma concepção teórico-metodológica por parte do professor, o qual precisa saber que objetivos deseja alcançar e que método utilizará para seus fins. O tempo presente, voltado para a tecnologia, esta, alcançada pela massa, exige uma nova postura para o educador, que agora possui como desafio atrelar as novas tecnologias ao ensino e ao mesmo tempo analisar suas vantagens e desvantagens nesse processo. Como bolsistas do PIBID História podemos observar estratégias utilizadas pelos professores e ainda articular eventos apoiados no uso das mídias. Objetivos: Analisando artigos e obras referentes ao uso das novas tecnologias no ensino de História, percebemos que é possível unir a atmosfera tomada pelos avanços tecnológicos ao ensino, objetivamos aqui, portanto, apresentar possíveis metodologias, as quais podem ser utilizadas pelo professor de história, através da utilização de recursos, dentre eles: data show, internet, jogos virtuais, redes sociais, aplicativos etc.
Metodologia: Observando a postura dos professores os quais tivemos o privilégio de conhecer em nossa trajetória como bolsistas do PIBID e analisando alguns artigos que tratam do assunto em questão, traçamos algumas estratégias para o uso das inovações tecnológicas em sala de aula e colocamos em prática algumas delas, como por exemplo, a internet e as redes sociais.
Resultados e Discussões: Obtivemos alguns resultados positivos, como a participação dos alunos nas Olimpíadas de História de 2013 via internet, que, sob nossa orientação, chegaram a atingir algumas fases. Utilizamos ainda recursos como data show em seções de cinema e em seminários, facilitando a exposição de imagens e conteúdos. Considerações Finais: A utilização das novas tecnologias é uma metodologia a qual podemos observar nas nossas experiências vivenciadas como bolsistas e que revela a dimensão da nova postura que o professor precisa tomar diante da