Ensino de História e as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação
O avanço tecnológico verificado na sociedade tem criado novas necessidades e exigências no ensino em geral, e em particular para o ensino de História. A escola não tem possibilidade de fugir a sua influência e, neste sentido, temos visto que a sua incorporação vem se dando de maneira crescente. Dessa forma, é necessário que o espaço educativo se aproprie das discussões em torno das tecnologias, bem como da produção e utilização de materiais pedagógicos que considerem as NTIC.
Diversas tecnologias de informação e de comunicação estão sendo utilizadas no ensino de História, passando pelos vídeos produzidos especialmente para o contexto da sala de aula e filmes com conteúdos históricos, até processadores de texto, banco de dados, hipermídias, web/Internet, com vistas a ampliar o processo de ensino e pesquisa em História.
Um outro aspecto importante advindo da relação NTIC e ensino de História é referente à nova compreensão de espaço e tempo que o mundo tecnológico impõe.Fundamental para o ensino de História, fazendo parte do nosso cotidiano para o entendimento do que se dá no entorno e no universo, a dimensão espaço–temporal se modifica no espaço virtual – o ciberespaço.
A escola atual encontra–se “isolada” e em descompasso com as rápidas mudanças sentidas na sociedade,mas a aplicação das NTIC pode transformar as práticas educativas. Para integrar as NTIC na escola tem–se que apreender as suas potencialidades a partir do terreno,da ação e das práticas educativas. Em vez de partir de um esquema “preestabelecido” para aplicar à “realidade situacional”, procura–se relacionar a teoria e a prática a partir da implicação dos atores em situação.
Na perspectiva do 1º modelo, o behaviorismo, a aprendizagem depende especialmente das técnicas utilizadas, não tanto dos níveis, das capacidades cognitivas ou do perfil psicológico do aluno e, ainda hoje, se aplica no “ensino assistido por