IDADE M DIA HIS
Idade Média
POVOS BÁRBAROS, BIZÂNCIO, EUROPA FEUDAL, EUROPA GÓTICA
A Idade Média foi um período de forte religiosidade, a Igreja possuía poderes ilimitados e os seus valores vão impregnar toda a vida medieval. Deste modo, por imposição dos dogmas e moral da Igreja, o Cristianismo transformou a produção artística e a arte volta-se para a valorização do espírito. A Era Medieval é separada em dois períodos:
Alta Idade Média, que decorre do século V ao X e Baixa Idade Média, que se estende do século XI ao XV.
Na Idade Média, as roupas diferenciavam-se mais pelas cores e materiais do que pelas formas. Muitos elementos ligados à indumentária militar, como braçadeiras, couraças e peitorais faziam parte dessa roupa.
Características também do vestuário do século XII são as roupas com padrões bicolores, por meio dos quais se podia identificar o feudo do qual a pessoa fazia parte.
Cada feudo era representado por símbolos e cores que se encontravam nas roupas dos nobres.
1. Povos Bárbaros
O ano de 476 d.C. marcou a queda do império romano do ocidente pelas invasões bárbaras, especialmente pelos germânicos.
Este foi o marco para o término da Idade Antiga e início da Idade Média.
A partir deste período nota-se um contraste muito grande entre a indumentária do Império do Oriente e do Ocidente, pelo fato do Ocidente ter recebido a influência dos bárbaros.
Habitavam o norte e o leste da Europa em regiões onde havia um clima de intenso frio. O termo bárbaro surgiu pelos romanos, era como os romanos chamavam os povos que viviam à margem de seu império, com língua, religião e costumes distintos dos considerados civilizados. Os grupos bárbaros dividiam-se em: Germanos: habitavam a Europa
Ocidental. Principais: visigodos, ostrogodos, vândalos, bretões, saxões, francos etc. Eslavos: provenientes da Europa Oriental e da Ásia, compreendiam os russos, tchecos, poloneses, sérvios, entre outros. Tártaro-mongóis: eram de origem asiática. Faziam parte deste grupo as