perda de carga
BOMBA HIDRAÚLICA
1. PERDAS DE CARGA (hf): Denomina-se perda de carga de um sistema, o atrito causado pela resistência da parede interna do tubo quando da passagem do fluído pela mesma. As perdas de carga classificam-se em:
CONTÍNUAS: Causadas pelo movimento da água ao longo da tubulação. É uniforme em qualquer trecho da tubulação (desde que de mesmo diâmetro), independente da posição do mesmo.
LOCALIZADAS: Causadas pelo movimento da água nas paredes internas e emendas das conexões e acessórios da instalação, sendo maiores quando localizadas nos pontos de mudança de direção do fluxo. Estas perdas não são uniformes, mesmo que as conexões e acessórios possuam o mesmo diâmetro.
1.1 FATORES QUE INFLUENCIAM NAS PERDAS DE CARGA:
A. Natureza do fluído escoado (peso específico, viscosidade): Como as bombas são fabricadas basicamente para o bombeamento de água, cujo peso específico é de 1.000 Kgf./m3, não há necessidade de agregarem-se fatores ao cálculo de perdas de carga, em se tratando desta aplicação;
B. Material empregado na fabricação dos tubos e conexões (PVC, ferro) e tempo de uso: Comercialmente, os tubos e conexões mais utilizados são os de PVC e Ferro Galvanizado, cujas diferenças de fabricação e acabamento interno (rugosidade e área livre) são bem caracterizadas, razão pela qual apresentam coeficientes de perdas diferentes.
C. Diâmetro da tubulação: O diâmetro interno ou área livre de escoamento é fundamental na escolha da canalização já que, quanto maior a vazão a ser bombeada, maior deverá ser o Ø interno da tubulação, a fim de diminuírem-se as velocidades e, consequentemente, as perdas de carga. São muitas as fórmulas utilizadas para