Biologia Celular
Instituto de Ciências Exatas e Biológicas – ICEB
Estudo Dirigido – Biologia Celular
Ana Flávia Martins Rodrigues
Bruna Brandão Rabelo
Izadora Tabuso Vieira
Natasha Peixoto Fonseca
Professora: Cristiane Menezes
Ciências Biológicas
Ouro Preto
2013
Estudo Dirigido I: Mitocôndria e Plastídios (especialmente cloroplastos): estrutura e funcionamento 1. Explique a hipótese do surgimento das mitocôndrias.
Supõe-se que as mitocôndrias tenham se originado de um procarioto aeróbio que foi englobado por algum ancestral das células eucariotas atuais estabelecendo uma relação de simbiose, relação mutuamente vantajosa, entre eles em que a bactéria e o eucarioto se ajudaram para sobreviver e reproduzir.
2. Quais evidências fortalecem esta hipótese?
As mitocôndrias se diferenciam das outras organelas citoplasmáticas por possuírem genoma próprio e por poderem sintetizar parte das suas próprias proteínas, a similaridade do genoma com os das bactérias e a semelhança entre as proteínas sintetizadas por ambas sugere a teoria do englobamento pelas células eucariotas. O fato de as mitocôndrias se reproduzirem dividindo-se em duas também evidencia esta teoria.
3. Faça um desenho esquemático de uma mitocôndria representando os seus componentes. 4. Explique como se dá a síntese de ATP pelas mitocôndrias.
A síntese de ATP consiste em dois estágios:
Moléculas nutrientes nos estágios iniciais da sua oxidação são quebrados em acetil-CoA e são metabolizados pelo ciclo do ácido cítrico reduzindo as moléculas carreadoras à NAD+ o NADH e à FAD+ o FADH2. Neste processo de fosforilação oxidativa estas moléculas doam seus elétrons de alta energia que são passados rapidamente ao longo da cadeia transportadora de elétrons na membrana mitocondrial até o oxigênio molecular (O2) para formar H2O. A energia liberada nesse transporte de elétrons gera um
gradiente de prótons (H+) gerando um potencial de membranas