Biologia Celular
As junções celulares são classificadas de acordo com sua função:
Junções bloqueadoras ou oclusivas: é uma faixa contínua na porção apical das células, que selam, para impedem, total ou parcialmente, o trânsito de íons e moléculas, de um lado para outro da camada. As junções bloqueadoras atuam como uma barreira de permeabilidade seletiva, separando os fluidos com composição química diferente em cada lado.
As junções compactas que atuam nos seres vertebrados e são formadas principalmente de proteínas transmembrana chamadas claudinas e ocludinas, que juntamente com proteínas periféricas de membrana intracelular , ancoram as fitas as actinas do citoesqueleto.
No intestino, elas atuam como uma barreira contra a difusão de algumas proteínas de membrana e lipídeos entre os domínios apicais e basolaterais da membrana plasmática (transporte transcelular). E também, selam as células vizinhas para impedir a passagem de proteínas marcadoras de baixo peso molecular.
Essa junção pode ser modificada temporariamente para aumentar o fluxo de solutos (aminoácidos e monossacarídeos) e água através de suas aberturas (transporte paracelular). As junções septadas atuam nos invertebrados, formando um cinturão contínuo ao redor de cada célula epitelial, onde as membranas plasmáticas que interagem são ligadas por proteínas organizadas paralelamente com uma periodicidade regular. Junções de ancoramento: conectam as células e seu citoesqueleto às células vizinhas. As junções de ancoramento formam uma estrutura que liga o