Algo que a meritocracia não conquinta
638 palavras
3 páginas
Algo que o mérito não alcançaEfésios 2,8-9: 8 Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. 9 A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la.
Vivemos em um mundo em que na maior parte das culturas a meritocracia é vista com bons olhos. Fazer por merecer é algo que proferimos e ouvimos ser proferido aos quatro ventos. Ensinamos às nossas crianças que aquelas que não fazem por merecer durante o ano, sendo educadas e boas alunas, correm grande risco de não serem visitadas pelo Papai Noel, e por ai vai.
Sem fazer juízo de valor com relação à meritocracia, quero apenas destacar como funcionamos. Somos assim. Gostamos de recompensar os que merecem e também queremos nossas recompensas.
Mas será que tudo funciona dessa forma? Será que por bom comportamento faço por merecer a vida eterna? A Bíblia nos ensina que fazer boas coisas é o que se espera de cada ser humano na face da Terra a ainda mais daqueles que confessam serem cristãos. Assim, fica claro, devemos fazer o bem, sem ver a quem. Por outro lado a Bíblia nos também nos ensina que quando o assunto é vida eterna, o bom comportamento não é o que nos faz alcança-lá.
Como lemos no texto acima fica claro, nas palavras de Paulo, que a vida eterna, também chamada de salvação, só pode ser alcançada por meio de fé e que essa fé nos é oferecida por Deus como um precioso presente. Nem a fé que leva à salvação é algo cultivado por nós, caso contrário teríamos nela algum mérito. Lendo um pouco mais da Bíblia descobrimos que essa fé é direcionada à pessoa de Jesus Cristo. No evangelho de João, capítulo 3, versículo 16, podemos ler “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.”, ou seja, a fé que leva à vida eterna é a fé em Jesus Cristo. Assim, a Bíblia nos ensina que a vida eterna não é alcançada por comportamento ou