pedagogia
2) Assunto: todas as atividades do dia devem estar relacionadas ao tema. Este deve ser pré-definido no planejamento anual, ou mesmo, dentro da flexibilidade do planejamento da educação infantil, sugerido pelos alunos nos momentos de interação. Planejar os temas anualmente, bimestralmente e semanalmente, permite um controle do professor em trabalhar e organizar, durante o ano, todos os assuntos e eixos temáticos necessários para a faixa etária em que está atuando, sem deixar lacunas.
3) Motivação: a roda da conversa, atividade que deve estar relacionada na rotina, é uma excelente oportunidade para o educador introduzir o assunto do dia. Trazer um objeto diferente ou uma curiosidade, de preferência concreta, faz com que as crianças se interessem pelo assunto. Quando a turma está motivada a aprendizagem torna-se mais significativa.
4) Objetivos: a partir da necessidade de desenvolver na criança as habilidades cognitivas, motoras, linguísticas e sócioafetivas, o educador deverá traçar os objetivos que deseja alcançar no dia. É fundamental que primeiramente seja definido o objetivo para então criar a oportunidade de aquisição das habilidades e competências através da atividade.
5) Metodologia: registrar, detalhadamente, a maneira como se desenvolverá cada atividade do dia,