perda de carga
2- DEFINIÇÃO:
Perda de carga pode ser definida como uma perda de energia, pressão que se transforma em calor dentro das tubulações industriais, por causa do choque entre as partículas do fluido que criam uma maior resistência ao escoamento deste, principalmente observado em suas conexões como joelhos, tês, válvulas, nas paredes dos dutos, etc.
Quanto maior for a velocidade do fluído dentro do duto, este se comporta de forma mais agitada, aumentando a resistência ao escoamento, gerando uma perda de energia (pressão).
3 -TIPOS DE PERDA DE CARGA:
3.1- Perdas de cargas lineares: São aquelas que ocorrem devido ao escoamento do fluido dentro de trechos retilíneos da tubulação do sistema. Como nas ilustrações:
Fig. 1 Fig. 2
3.2- Perdas de cargas localizadas: São aquelas causadas pela mudança de direção do fluído, como curvas, válvulas, conexões, reduções, soldas. O fluído sofre uma turbulência, ou seja, mais choques entre as partículas ocorrem, como por exemplo em uma curva, que as partículas mudam de direção se chocando uma contra a outra, aumentando a perda de energia (pressão) em forma de calor, que é dissipado pela parede do duto para o exterior. Quanto maior o número de conexões, maior a pressão perdida no sistema. Fig. 3
4- FATORES QUE CONTRIBUEM PARA PERDA DE CARGA:
- Dutos de diâmetro pequeno.
- Paredes dos tubos mais rugosas.
- Maiores números de