Yan Megale
Percepção, atitudes e diferenças
Individuais
Luciana Silva Custódio
Percepção
processo pelo qual o indivíduo organiza e interpreta suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente.
Mas o que uma pessoa percebe pode ser substancialmente diferente da realidade objetiva. O mundo importante para o comportamento é o mundo na forma em que é percebido.
Estímulos
Crenças e valores
Seleciona e organiza os dados em informações que tenham significado
Processo consciente/
Inconsciente
Ordenação e classificação dos dados
Padrões de organização perceptiva Interna básica
Gestalt : quando percebemos algo estamos tentando encaixar este objeto ou eventos dentro de um quadro de referência ou esquema de classificação pré-estabelecido.
Padrões de organização perceptiva Fenômeno da figura-fundo
Padrões de organização perceptiva Fatores que influenciam a percepção:
podem estar no observador (atitudes, motivações, interesses, experiências passadas e expectativas), no alvo (recebe influência da sua relação com o cenário) ou no contexto da situação em que se dá a percepção (o momento da observação, ambiente). Padrões de organização perceptiva
-
-
Fatores externos na percepção
Está relacionado à natureza dos estímulos;
Ao modo como os estímulos são apresentados; Intensidade;
Contraste;
Tamanho;
Padrões de organização perceptiva
Proximidade;
Semelhança;
Repetição ou freqüência.
Percepção da pessoa:
Teoria da atribuição tenta explicar porque julgamos as pessoas diferentemente conforme o sentido que atribuímos a um dado comportamento. Tenta-se determinar se as causas do comportamento são internas ou externas: as causas internas são aquelas vistas como as que estão sob o controle do indivíduo. Já as causas externas, são resultantes de estímulos externos ao indivíduo, sendo este forçado a um comportamento ou uma ação.