conformação mecânica
Deyse Dayane Santos Rosa
Estruturas Metálicas– Leodécio
Resumo
Este artigo apresenta definições do processo de conformação a quente especificamente pelo processo de laminação, que é um dos processos mais utilizados, pois além de apresentar grande precisão no acabamento, proporciona alta produtividade. O trabalho a quente é usado na maioria dos processos de conformação por permitir a redução dos esforços. Apresenta também passo-a-passo das etapas desse processo, desde lingote na esteira até a etapa de rolamento.
Palavras-chave: Conformação mecânica, trabalho a quente, laminação.
Introdução Este artigo objetiva apresentar aspectos do processo de fabricação no processo de conformação especificamente trabalho a quente . Os procedimentos apresentados referem-se a laminação. Atualmente, esse é o processo de transformação mecânica mais utilizado na fabricação de chapas e perfis, pois apresenta alta produtividade e um controle dimensional do produto acabado que pode ser bastante preciso, além de uma grande variedade de produtos. O roteiro foi elaborado de forma que que siga as etapas a seguir, cada uma explicada devidamente definidas : vantagens e desvantagens do processo, elementos e equipamentos utilizados no processo e descrição de cada etapa do processo.
Conformação mecânica
Os processos de conformação mecânica, são aqueles em que a forma do material é alterado por deformação plástica, ocasionada pela aplicação de uma tensão ou variação térmica. Em função da temperatura e do material utilizado, a conformação mecânica pode ser classificada como trabalho a frio, a morno e a quente. A diferença entre TQ e TF não está na temperatura utilizada no processo e sim na temperatura de recristalização do material. No trabalho a quente o acabamento é inferior ao TF.