Conformação Mecânica
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE CAETÉ
Curso Técnico em Mineração – Módulo III
Conformação Mecânica
Argos Assis
Caeté
2011
1.Introdução
Antes de 4000 a.C. os homens das cavernas empregavam ouro e cobre nativos e meteoritos ricos em ferro, sem fundi-los, para a confecção de pequenos artefatos metálicos. Esses metais eram martelados para adquirirem a forma desejada e endurecerem (encruarem). Deste Tempo até a atualidade os processos de conformação mecânica evoluíram muito e estão presentes em praticamente tudo que utilizamos. Atualmente, são fabricados desde pequenas peças como agulhas e pregos até navios, onde as chapas utilizadas são feitas por conformação mecânica.
Panelas, fogões, geladeiras, fornos microondas, microcomputadores, automóveis, máquinas agrícolas, trens, navios, aviões, naves espaciais, satélites, etc. Desde o produto mais simples até o mais sofisticado, todos dependem de vários processos de fabricação mecânica para existir. Por mais simples que a peça seja, é sempre necessário usar máquinas e realizar mais de uma operação para produzi-la. Começando pela fundição, seguindo pelos processos de conformação mecânica e usinagem, as peças são fabricadas e reunidas para conjuntos mecânicos sem os quais a vida moderna seria impensável.
Diversos materiais metálicos podem ser conformados, destacando-se os aços, as ligas de alumínio, as ligas de cobre e as ligas de titânio, entre os materiais empregados industrialmente.
Os produtos conformados apresentam uma grande gama de geometrias, desde as mais simples até as mais complexas, representadas pelos produtos de grandes comprimentos como perfis, chapas, folhas, tubos, barras e peças diversas como eixos, engrenagens, bielas, entre outros.
Neste trabalho, fruto de pesquisa eletrônica, será abordado o conceito, os processos, as máquinas e curiosidades referentes à conformação mecânica.
2.Conceito
A conformação mecânica, também denominada