PEDAGOGIA DA AUTONOMIA 2
Faculdade de Educação
Disciplina: Questões Fund.Fil. Educação
Professor: Reuber
Aluno: Silva
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa. Paulo Freire.
1º Semestre/2014
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa. Paulo Freire.
Introdução
Paulo Freire diz que alguns saberes são indispensáveis e que há diversos tipos de educadores, além do saber que corresponde à natureza da prática pedagógica. Articulando a prática com a teoria o educador será completo, pois como o próprio título do texto diz, não há ensino sem aprendizagem.
Neste texto, o autor propõe uma análise sobre alguns saberes fundamentais à prática educativo-crítica. E que para ele o ensinar não é transferência de conhecimento e sim criar possibilidades para a sua produção ou construção. Ao longo do tempo homens e mulheres perceberam que era possível ensinar de diversas maneiras e modos.
Para Freire, quanto mais exercer a capacidade de aprender, mais se constrói e desenvolve o que ele chama de “curiosidade epistemológica” ou seja, o interesse em aprender mais sobre a teoria do conhecimento.
1.1 – Ensinar exige rigorosidade metódica
O educador deve ter clareza em seus objetivos e manter um discurso que não pode ser diferente de sua prática. A educação democrática não é para transferir conhecimentos e sim ensinar a pensar e a dialogar sobre possíveis verdades, pois educador e educando são sujeitos na construção do conhecimento.
O educador precisa ter a certeza do que fala, ele não se torna crítico se for um memorizador, um repetidor de idéias e frases de efeito sem articular a teoria com a atualidade, com o que está acontecendo no mundo, no bairro, na cidade em que vive.
1.2 Ensinar exige pesquisa.
De acordo com Paulo Freire, não há ensino sem pesquisa e pesquisa. O professor precisa ser um pesquisador e faz parte da docência a indagação, a busca e a pesquisa. Através da pesquisa o